historias da Carochinha

sábado, junho 02, 2007

Madeira com alerta máximo de raios ultravioleta

«As previsões dos índices de radiação para este fim-de-semana desaconselham a permanência na praia no pico do calor. Os índices de radiação sobem entre os meses de Maio e Setembro; a Madeira tem os máximos do País.

Nem óculos escuros, nem protector. O melhor conselho para este fim-de-semana é evitar o sol entre o meio-dia e as cinco da tarde.

As previsões indicam que os índices de radiação ultravioleta vão chegar aos valores máximos na Madeira. Com um aviso de índice de radiação acima dos 11, o Instituto de Meteorologia chama a atenção para o perigo. Uma exposição ao sol nas horas de maior calor poderá provocar queimaduras, aumentar o risco de cancro de pele e de cataratas nos olhos. Perante estes riscos, o 'site' do Instituto recomenda que se aproveite para descansar em casa e lembra que nem a roupa, os óculos ou cremes protegem de forma eficaz. Essas precauções são adequadas quando o risco é moderado ou alto, acima de 10 o melhor é mesmo é a sombra.
Os avisos para hoje e amanhã são perigosos, exigem cuidados, mas não decorrem de uma alteração na camada de ozono. A Madeira tem os valores mais altos do País por causa da sua localização geográfica. Ou melhor, por causa da sua latitude. Por estar mais a sul e mais próxima do Equador, a camada de ozono é mais fina, não filtra tão bem as gamas de raios ultravioleta. Com a chegada dos meses de calor, a situação agrava-se, os índices sobem. Aliás, como acontece nos Açores e no continente entre os meses de Maio e Setembro. Nos meses de Inverno, por causa das nuvens (que servem como filtro destes raios) os valores baixam. No entanto, esta tendência nem sempre se verifica como comprovam os registos do Instituto de Meteorologia. Este ano, de acordo com os registos da Meteorologia, a Madeira já teve previsões de acima dos 11, mas ficou-se sempre pelos 9. O que não é razão para respirar fundo e dispensar os cuidados. Nas tabelas, um índice de 9 é de risco alto, exige creme, protecção de roupa, chapéu e óculos escuros.
Embora as pessoas de pele mais morena e escura estejam naturalmente mais protegidas contra os efeitos nocivos do sol, a exposição prolongada pode causar escaldões no momento e potenciar o aparecimento de cancros de pele no futuro. Por isso, sejam morenos, ruivos ou louros, as autoridades recomendam que se use sempre que se vai a banhos um protector com factor mínimo de 15, sendo mais eficaz se for acima de 20.
Praias boas e más:
Porto da Cruz e São Roque, ambas do concelho de Machico, estão na lista negra da Quercus, mas a associação tem também 14 praias da Madeira com água de 'qualidade de ouro'.
Os 'rankings' foram apresentados ontem, no dia em que abriu a época balnear em todo o País. Tendo por base as análises à água feitas nos últimos cinco anos, a organização concluiu que 93,5 das praias tem água de boa qualidade; 6,5% tem água má para nadar. De acordo com esta avaliação, o que colocou Porto da Cruz e São Roque foi a vulnerabilidade à poluição, o facto de existir falhas na rede de saneamento básico.
Segundo esta apreciação da Quercus, o concelho com mais praias de água de qualidade é o Porto Santo. Nestas contas não entraram os alertas de aumento de fungos nas areias destas zonas balneares. O Funchal não está mal colocado nestas questões da qualidade da água e até tem cinco praias com água muito boa.
No entanto, a Quercus entende que não é apenas a água que faz uma boa praia. De modo que ontem associou aos 'rankings' dos bons e dos maus alguns conselhos para gozar bem o Verão e a praia. Chamou-lhes os 10 mandamentos da associação e estes incluem praias sem cães, com pouco ruído e a protecção de dunas e falésias. Preocupada com a poluição, os ecologistas pedem também que se deixe o carro em casa, que se vá a pé ou de transporte não poluente. E lembram que é direito da população exigir o controlo de qualidade da água e verificar se a zona balnear tem meios de segurança e infra-estruturas adequadas.»

Espero que ao colocar aqui esta notícia as pessoas que por aqui passem (se é que passa por aqui alguém lol) pensem melhor nas atitudes que costumam tomar quando vão para a praia. Que tenham em atenção as horas a que devem estar exposta ao sol, os cuidados a ter, etc..
Também gostava de chamar à atenção ao facto de que o sol não queima apenas quando estamos na praia ;) penso que perceberam o que quis dizer.
Bom fim de semama!

1 Comments:

  • Fizeste um serviço nacional...estás a informar todos os portugueses dos maleficios que poderão ter se estiverem expostos ao Sol durante muito tempo sem a protecção actual...o tom de pele morena,não se atinge num dia,nada disso,sejam resposáveis...usem o protector solar,para proteger a vossa pele dos escaldões e não só...o cancro de pele existe...


    Beijo grande linda...adoro-te*********

    By Anonymous Anónimo, at quarta-feira, junho 06, 2007 11:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home